quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A mordomia do corpo, alma e espírito



"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Ts. 5:23

Para a doutrina cristã o ser humano é formado de corpo, alma e espírito. O corpo é a casa da alma e a alma é quem dá movimento ao corpo e não o corpo à alma como muitos imaginam. E o espírito humano é o combustível que move tudo isso. Assim, precisam estar em harmonia.

Ao escrever a primeira epístola aos Tessalonicenses , o apóstolo Paulo recomenda que todo o espírito, alma e corpo, fossem conservados irrepreensíveis ou santos para vinda do Senhor. Consagrados quer dizer, dedicados de forma exclusiva. Notem que o texto diz "todo" e não, uma parte ou apenas este e aquele não.

Desta forma, tanto o corpo, quanto a alma e o espírito,  são de uma mesma proporção, importantes para Deus. Devem ser tratados na mesma medida da fé e com a mesma  responsabilidade como para agradar a Deus e não aos homens, porque dEle e para Ele são todas as coisas.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Rm.12.1

 Assim, para aqueles que dizem que Deus quer apenas o coração, cometem um equívoco do ponto de vista teológico. É impossível que haja coração puro e santo, sem que  alma, espírito e o corpo deem testemunho evidente disto. Pois, os sacrifícios que agradam a Deus, de acordo com a Sua palavra, são corpos em sacrifício vivo santo e agradável. Isto é culto que tem razão ou racional.

"...para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.".Rm.12.2

Entretanto, para que possamos dedicar-nos de forma integral ( corpo,alma e espírito) , afim de que experimentos a Vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, precisamos atentar para os seguintes  cuidados básicos:

ESPÍRITO:
(disposição mental;alma racional)

É com o espírito que se adora a Deus, conforme João 4.24..."Deus é espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.."
O espírito humano é a disposição mental  para as coisas espirituais. é donde germina as coisas boas que dão fruto para Deus. N alma, recebemos de Deus. No espírito damos a Deus.

CUIDADO com os sentimentos negativos e carnais. Não deixe que o diabo encha o seu coração.

Assim, deve o espírito humano,   pensar nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra . ( Cl.3.2)
CUIDADO com a SPA( Síndrome do Pensamento Acelerado). Ocupe o seu espírito ou mente com coisas boas. E principalente, com a melhor delas - adorar a Deus.

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Fp 4:8.

ALMA:
(o que move o corpo físico;sentimentos – Fp.4.8)
 
FAÇA DIARIAMENTE  a sua higiene mental, assim como você faz  do corpo. Higienizar a alma é o mesmo que desenvolver bons hábitos. é possível que se faça isso, por meio da meditação na Palavra de Deus, pois, Ela é viva e eficaz sonda a alma e o espírito do homem. É por meio da alma que  o fruto do Espírito Santo é desenvolvido. 

PRATIQUE boas obras concernentes aos ensinamentos cristãos, promovendo lazer e momentos saudáveis com amigos e familiares, inclusive com os da Família da fé.

FUJA dos sentimentos e paixões carnais, dentre os quais podemos destacar: o ódio, a sensualidade,as dissensões, e tantos outros (confira Gl.5.17-22).

CORPO: 
( Expressão física da alma -1 Co.6.19-20;1 Ts.5.23)

CUIDE da higiene pessoal. O seu corpo é a morada de Deus. Você é a imagem do seu Criador.
 FAÇA uma alimentação saudável e balanceada. Você é templo do Espírito Santo!
DURMA pelo menos 8 horas diárias. Descanse bem. Este descanso refletirá em sua saúde físisca, mental e espiritual.
 FAÇA exercícios físicos diariamente (natação,cooper, ciclismo,etc). Isto cooperará para o equilíbrio tão necessário entre corpo,alma e espírito.
NÃO use Drogas lícitas ou ilícitas ( anabolizantes, bebidas alcóolicas, Red Bull e tantas outras...cuidado).

HONRE A DEUS e a você mesmo. Não exponha o seu corpo de forma indiscriminada.
PENSE NISTO: “ Seu corpo é  a sua imagem. E a sua imagem é a imagem de Deus”...

E assim, virá o Senhor buscar um povo seu, zeloso especial e de boas obras.

Tenho dito, bem dito.


Marizan di Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM LEU?