Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A adoração do leproso e o gesto de Jesus





"E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo." MT. 8.2

Culturalmente, para os hebreus, a lepra era a pior doença que acometia um ser humano.  Sofrer alterações na pigmentação da pele ou ter as pontas dos dedos e pedaços das orelhas atrofiados, não era pior que o sofrimento e a tortura psicológica, emocional e social que sofria o doente.

Não obstante, ele ainda era considerado imundo e amaldiçoado e, isto lhe trazia sérios prejuízos emocionais. Para se ter uma ideia, um leproso estava sentenciado a viver um isolamento profundo e, de modo algum podia se aproximar de uma pessoa sã. Essa era o principal  das terríveis ameaças e preconceitos que sofria.

É nesse contexto, que Jesus aparece. Ele quebra preconceitos e paradigmas. Ao tocar na pele daquele leproso, Ele queria alcançar a sua alma!Porque Ele sabia que pior do que a lepra que consome a pele é a lepra que consome a alma! E, só Ele poderia purificá-la.

Mas, não quero apenas falar do gesto de Jesus diante de um homem considerado imundo! Eu preciso falar da atitude de adoração de um homem leproso. Ele rompeu com impossibilidades! Lançou fora de sua alma  a pior barreira  para aqueles que precisam de  um milagre - o medo. O medo de adorar e de se aproximar de Jesus. Ele O adorou!

Não foi só isso, ele declarou a fé que tinha em Jesus ao dizer-lhe: " se quizeres podes tornar-me limpo.."

Com esta expressão ele estava dizendo: Senhor mesmo que eu esteja nesta situação, mesmo que a Lei  me impeça disto, eu quero lhe dizer que eu creio que o Senhor é o Filho de Deus, que veio cumprir a Lei, para por meio da Graça me limpar..."se quizeres, podes tornar-me limpo...porque eu sei, que podes, basta querer, Senhor!...

"E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra."MT. 8.3


É linda a declaração de Jesus, aqui.  A adoração de um leproso foi retribuída por um gesto de amor de Jesus capaz de contrariar e silenciar princípios e leis humanas.

Para Jesus o leproso afirmou: se queres podes me limpar pelo que respondeu Jesus ao leproso que O adorava: " Quero; Sê limpo.."

Foi com essa atitude que um leproso foi capaz de mover o coração de Jesus para realizar o milagre da purificação, não só de sua pele, mas, de sua alma!...A adoração toca o coração de Jesus e é capaz de promover milagres!Quer ser limpo? Adore. Quer ser tocado pelo Senhor? toque nEle primeiro com a sua adoração!

Marizan di Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM LEU?